Bem-vindo !

Vem passear comigo em Itacuruçá!

By 3.5.13 ,

Desde que eu mudei para este pedacinho de paraíso, muitas de vocês pedem para eu mostrar como é aqui, então vamos fazer um pequeno tour pelo lugar que escolhi para viver: Itacuruçá.

Itacuruçá é uma pequena cidade pertencente ao município de Mangaratiba. Aqui é a parte sul do estado do Rio de Janeiro.
Lembram quando eu fui em Cabo Frio? (aqui) Pois bem, Cabo Frio, fica para o lado oposto, ou seja, região norte do estado. As cidades mais conhecidas da região norte, (também conhecida como região do lagos) são: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras.

As cidades mais conhecidas da região sul são: Mangaratiba, Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty. Itacuruçá está em Mangaratiba e Ilha Grande está em Angra dos Reis. 
Mangaratiba é um município localizado entre as baías de Sepetiba e Ilha Grande, conhecidas pela variedade da pesca e locais de mergulho.

Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, formam a "Costa Verde", com mares rodeados por serras e ilhas com mata virgem. O clima da costa verde é muito agradável, úmido. Aqui chove com frequência e a brisa é sempre fresca.

O atrativo de Itacuruçá, são as ilhas tropicais. São cerca de 20 ilhas paradisíacas com mais de 50 praias. É possível chegar ao centro da cidade e fretar um dos vários táxis boat que estão diariamente no cais e fazer um belo passeio por estas ilhas. 
Vamos?

Casa construída nos moldes de um navio. Está localizada na Ilha de Itacuruçá, Praia da Flexeira. 
Quem chega no cais da cidade e olha em direção à casa, tem a impressão de que um navio ficou encalhado na montanha. Estou pintando esta paisagem, óleo sobre tela. Quando estiver pronta eu mostro:


Fiz um print do Google Earth, dá pra visualizar o centro de Itacuruçá e a Ilha de Itacuruçá. 
Esta é a ilha onde eu moro, é a que fica mais próxima do continente e onde estão localizadas as duas praias mais badaladas de Itacuruçá: Praia Grande e Prainha.

As duas praias mais visitadas de Itacuruçá. Estão localizadas na ilha. Da minha casa eu vou andando, há uma bela trilha ecológica que dá acesso a estas praias.
*Foto de Tony Borrach

Ao chegar na cidade, vê-se a praça com a Igreja de Santanna, construída em 1840. A praça e a igreja estão à beira mar, em frente ao cais onde há barcos para passeios:

Vista da praça:

Táxis boat com capacidade para 9 passageiros:

Este é o prédio do Centro Cultural Mário Peixoto onde há vários cursos gratuitos. Meu point!

O prédio é a antiga estação ferroviária de Itacuruçá. Os trens que circulam hoje são cargueiros de minério. O trem de passageiros foi extinto :(

Sabe quem foi Mário Peixoto?
Foi um cineasta brasileiro e seu filme Limite de 1929, virou marca referencial do cinema brasileiro. O filme foi todo gravado em Mangaratiba. Veja biografia aqui.

*Praia da Aguada

*Praia Grande vista da trilha ecológica

Você lembra da reportagem da Record sobre a ilha dos gatos onde eu apareci? Fica aqui nas redondezas:


Curiosidades:
Itacuruçá tem o terceiro maior IATE CLUBE da América Latina, em número de barcos.
Significado do nome: Itacuruçá (Ita = pedra + Curuçá = cruz). 


Saiba mais sobre Mangaratiba: http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/



Você reparou como meu blog ficou mais fofo?
Ó aqui quem fez: http://www.veramoraes.com.br/

O próximo mosaico vai ser com o tema queridinho da mulherada: cozinha!

Logo volto! E com novidades! =)

Beijo,
me escreve.
Amo você aqui!
http://www.facebook.com/blogcasacorpoecia


Você também pode gostar

Comentários Facebook
22 Comentários Blogger

22 COMENTÁRIOS

  1. Quanta saudade estou de ti amiga dói meu peito.....te cuida....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Re!!!
    Realmente um paraíso, já estive aí há um bom tempo , mas recentemente tive casa em Coroa Grande, todo fim de semana deixava tudo e fugia para o sossego dessas bandas. Ai que saudade!!!
    Lindo post, me fez recordar momentos inesquecíveis, qualquer hora vou aparecer por aí e conhecer melhor seu paraíso!!! Rsrsrs. Lindo e alegre fim de semana prôce!!! Bjooo

    ResponderExcluir
  3. lindo lugar, bom para relaxar dps de uma semana corrida bjkkssss

    ResponderExcluir
  4. Realmente Itacuruçá é linda, faz muitos anos que não vou ai, bateu até saudades.
    Bjs e bom final de semana neste paraíso que é Itacuruçá!

    ResponderExcluir
  5. Rê você mora no paraíso, muito privilégio seu hein!! Lugar lindo e parece ser muito tranquilo.
    Beijos!!
    Jô Reis

    ResponderExcluir
  6. Rê você mora no paraíso hein, que lugar lindo!! Que privilégio seu!
    Beijos!
    Jô Reis

    ResponderExcluir
  7. Achei que o novo lay ficou mais clean, e eu gosto disso. Confesso que não sou muito fã de rosa, mas combina com vc!
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Rê , Bom dia !

    Sou do Rio , mas só fui em Mangaratiba quando eu era criança ..rsr!
    Mas conheço muito bem Paraty e Angra , adoro ! E a região dos lagos tbm , minha irmã tem casa em Iguaba ...
    E lembro muito bem tbm de Muriqui , que fica bem próximo a você , era nosso destino certo nas férias ..
    Mas é bom conhecer um pouco mais dessa ilha maravilhosa e quem sabe coloco no meu roteiro para as próximas férias , amei !Pois ja estou devendo uma visiti8nha para um amigo que mora em Muriqui tbm ..rsrs!
    Bom começar o final de semana desse jeito ..
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  9. Re, eu sou sua seguidora aki no blog. Estou passando para avisar que eu estou com um novo blog, chamado http://cadami.blogspot.com.br.
    Lá a idéia é falar de uma moda sempre leve e criativa, entendendo que a beleza de cada um está em encontrar o seu prório estilo, que é único e especial. Além do mais, o blog representa minha nova marca de BOLSAS, chamada Cadamí Crafts & Fashion.
    Passa lá para conhecer, e se gostar, me segue! http://cadami.blogspot.com.br.
    Se quiser linkar os blogs, me avisa que me colocou aki e eu te coloco lá na mesma hora!
    Ah, curte também meu perfil no face: www.facebook.com/CadamiCraftsFashion.
    Obrigada!Bjs,Lu Figueiredo

    ResponderExcluir
  10. Assim fica difícil, vou ter que visitar o mais rápido possível!!
    Lugar lindo, adorei o post!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Olá Rê,
    Sempre passo pela sua terra, mas nunca entrei.
    Tenho muita vontade de conhecer.
    Vou pedir o marido pra dar uma esticadinha, ainda mais agora com as suas dicas, ficou bem mais prático e fácil.
    Tenha um maravilhoso final de semana.
    Beijus

    ResponderExcluir
  12. Rê querida, bem que amaria estar pessoalmente neste passeio, o lugar é muito lindo e praia é tudo de bom.
    Um fim de semana abençoado.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  13. Que lindas praias, fiquei com vontade de conhecer, assisti a reportagem dos gatos, tadinhos, fiquei com dó, todos doentinhos, ainda bem que serão cuidados.
    O blog tá lindo, vou colocar lá na lateral do meu, para não perder as novidades.
    Bjs! Aninha.

    ResponderExcluir
  14. Muito lindo esse lugar, maravilhoso!
    Tenho muita vontade de conhecer o Rio de Janeiro, ainda mais porque vc fica mostrando esses lugares incriveis.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Lindo passeio!
    Beijinho no ♥ e ótimo domingo pra vc!
    Rê Furlan - A vida no Sítio

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhhh Morar em um lugar desses é estar eternamente de férias, pelo menos na alma! Maravilhoso! Lindo demais! Post cheio de informação e de belas imagens! Obrigada pela deferência bonequinha. Se quiser testar um outro plano de fundo (background) é só dizer. Bjus!

    ResponderExcluir
  17. Eu e marido estamos nos programando para conhecer Itacuruça!
    Agradeço a dica de pousada!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  18. Oii Rê que pedaço do paraíso! isso sim é viver com qualidade de vida :)
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  19. Lugar maravilhoso e cheio de boas energias da natureza...amei as fotos!
    Parabéns!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  20. Que Lindo Re!

    E vc foi uma ótima jornalista turistica.... Parabéns!
    Fotos lindas e bela narração.


    beijos

    ResponderExcluir
  21. Sabe os preços da travessia para a ilha?

    ResponderExcluir
  22. Oi Re, Itacuruçá é mesmo um lugar abençoado por várias belezas.
    Somos uma ilha particular em itacuruçá, pouco conhecida ainda, pois não estava aberta ao público (só recebia grupos estrangeiros) e por ser uma propriedade particular é um lugar onde não encontramos farofa. Na ILHA DO BERNARDO temos nosso restaurante que funciona aos sábados, domingos e feriados (dia de semana é só ligar, pois como é particular precisa de autorização para entrar) são 3 salões de restaurante, 3 trilhas com calçamento de pedra para caminhadas (sendo uma trilha para o mirante que tem vista para o continente e para a marambaia). A Ilha do Bernardo fica depois da praia do sul na ilha de Jaguanum e um pouco antes da Marambaia, tem vista para a Marambaia, para a Ilha Grande, para Itacuruçá, um lugar muito lindo onde podemos avistar golfinhos, tartarugas marinhas, os micos descem das árvores para comer na mão dos turistas, e duas praias muito lindas. Temos uma estrutura com banheiros, chuveirões, restaurantes, ideal para passar um dia com a família.
    Interessados em fazer um passeio para a Ilha do Bernardo podem entrar em contato conosco (21) 96461-0430 Sergio ou (21) 98403-0405 Antonio nosso site e facebook temos fotos www.ilhadobernardo.com.br e www.facebook.com/ilhadobernardo
    Esperamos por vocês leitores do CasaCorpoeCia e por você Re!

    ResponderExcluir