Bem-vindo !

Tutorial Tilda Costureira - Parte 3

By 26.11.13 , , , , , , , ,

Finalmente!

Vamos terminar nossa Tilda costureira?

Se você perdeu o início de tudo, aqui estão as partes 1 e 2:


Posicione dois alfinetes na altura da "orelha" e um bem no alto da cabeça:

Os outros alfinetes, você vai colocar assim, na parte de trás da cabeça:

A lã que eu gosto de usar, é a Pérola da Pingouin, mas pode ser qualquer lã.
Comece por um dos lados, dobrando a pontinha da lã de forma que quando for trançar, a lã fique por cima dela para prender:

Você vai levar a lã de um alfinete da orelha para o outro. Vai dar a volta no alfinete e voltar para o outro, já subindo e passando para o alfinete de cima, dos que estão no meio. Não estique muito a lã!

Continue assim e preencha toda a cabeça:


Veja como vai ficar:


A ponta da lã ficará para baixo (está debaixo do meu dedo), e sem remover os alfinetes, costure toda a lã à cabeça. Siga os alfinetes do meio, comece de baixo e vá até em cima. Ao passar uma costura no meio, você já vai prender quase toda a lã na cabeça. Um ponto útil para isto, é o ponto atrás. Use agulha pequena e linha da cor da lã:

Remova os alfinetes do meio e verifique se a lã ficou presa. Para garantir, desça com outra costura no mesmo lugar, no meio:

Costure a parte lateral na cabeça:

Remova o alfinete e verifique se ficou firme. Faça o mesmo do outro lado:

Ficará assim:

Para os coques, faça dois rolinhos dando cerca de 10 voltas de lã em torno de 2 dedos: 

Amarre-os ao meio com a própria lã:

Posicione um coque e costure-o na cabeça. Dê várias voltas com a linha em volta dele, para que fique com um formato uniforme:

Se ficou com dúvida de como começar, veja este vídeo que achei bem explicadinho. A Tilda é outro modelo, mas a forma de preencher a cabeça com a lã é a mesma:

Para os olhos, faça dois pontinhos pequenos com o pinta bolinha 1 ou a ponta de um lápis. Use tinta para tecido na cor preta:

Espalhe com a ponta do dedo blush nas bochechas:

O carretel do cabelo, eu comprei em uma feira de patchwork que fui, não vejo vendendo com facilidade. Mas você pode colocar uma flor ou o que sua criatividade mandar. Agora que você aprendeu fazer a Tilda, seus olhos ficarão mais atentos quando for a uma loja de artesanato, quem sabe encontra o mini carretel?



Para a máquina, imprima esta imagem, está em tamanho natural. Cole em um papel mais firme e recorte caprichado em volta.

Fixe nas mãos da boneca com um pingo de cola quente. Sua Tilda costureira está pronta!

E aí?
Alguma dúvida???
Se passou algum detalhe despercebido, respondo nos comentários, ok?

Quero ver as Tildas de vocês hein?
Se você fizer um post mostrando, mande o link para mim que eu publico aqui.

O próximo post vai ser mosaico, e o tema será Natal!
Prepare seu post, queremos ver sua árvore, decoração de natal, receitas, dicas... 

Te espero, tá?

Beijo nas crianças!

Você também pode gostar

Comentários Facebook
27 Comentários Blogger

27 COMENTÁRIOS

  1. Linda, linda é perfeita. Mais uma vez fica aqui meu agradecimento por compartilhar e encentivar.
    Gostei demais de fazer, farei outras, rsrs. Minha casa vai ficar cheia de Tildas espalhadas kkk.
    Bjos
    MaryArt

    ResponderExcluir
  2. Já encomendei o viraboneca, já comprei o tecidinho do vestido, o tecido de algodão cru, a coragem ainda não chegou pra iniciar mas tenho a acerteza que assim que fizer quero te mostrar, pq de tantas pessoas que conheço q faz essa belezura vc fi a úniiiiiiiiica a postar o PAP com esse capricho pra que a gente aprenda também, muuuito obrigada espero rlizar meu sonho craft, bjusssssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Rê... ficou demais. Simplesmente adorei, a sua Tilda ficou linda. Com certeza aproveitarei suas dicas e farei a minha própria Tilda costureira. Obrigada pela dedicação em compartilhar essas maravilhas conosco. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Seu tutorial é super claro, obrigada pelas fotos, explicaçoes etc... eu sei que isso pede muito tempo da gente e ainda mais com video ! muito obrigada, ainda vou fazer uma Tilda, preciso trocar de maquina de costura, a minha estah péssima !
    lindo dia para ti

    ResponderExcluir
  5. uma lindeza sua tilda ,como você sabe eu tenho uma tilda nordestia, que foi minha sogra que fez . com suas dicas eu fiz outro vestido pra ela .só que o pano é pouco colorido . mais depois faço outro .o jeito de prender o cabelo da ate pra fazer em outro tipo de boneca .

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê... muito obrigada por nos ensinar a fazer esta boneca tão cobiçada e amada.... assim que eu aprender a costurar em curvas (estou praticando) irei fazer a minha e te mando as fotos de como ficou. Este PAP da Tilda foi o nosso presente de Natal antecipado!!!!!! Beijo enorme e novamente muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Rê... muito obrigada por esse PAP da Tilda a boneca mais cobiçada e amada da blogosfera. Estou aprendendo a costurar em curvas (dificil) e assim que estiver ok irei fazer a boneca. Novamente obrigada por este presente de Natal antecipado... grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Nem gosto de boneca e já me apaixonei!!!! Tuitei, feicibuquei, pinterestei, porque é muito lindo o teu trabalho. Um beijooooooo

    ResponderExcluir
  9. Re, vc é nota mil no quesito PAP!!Tudo perfeitamente muito bem explicado, dá pra fazer certinho, basta querer.E as suas fotos...divinas!LINDAS, LINDAS,LINDAS!PARABÉNS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Re,o pap ficou ótimo,bem explicadinho! A sua Tilda ficou muito bonita! O que eu precisava mesmo era como fazer o cabelo atrás da cabeça,porque eu não sabia e as minhas Tildas eram carecas atrás rsrsrs... Bjsss.

    ResponderExcluir
  11. Adorei!Tudo muito explicadinho e muitas dicas.A maquininha também pode ser feita de feltro.No blog Donna du Lar da Thays Figueira tem o molde e também ela ensina a fazer o carretel em feltro para quem,como eu,não encontrar o mini carretel.Adorei as explicações que você deu,confesso que tenho uma certa dificuldade na hora de colocar o cabelo,mas agora com seu PAP,vai ser mais fácil.Só não consigo deixar de fazer a boca e as sombrancelhas,já até tentei,mas não consigo.Obrigada pela aula maravilhosa.Beijos e Feliz Aniversário para você.Sei que é em novembro,só não consigo lembrar a data.

    ResponderExcluir
  12. Perfeito o pap, amei muito bem explicado, parabéns.
    Quando fiz a minha costureira, não encontrei o carretel de madeira e fiz de massinha biscuit.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  13. Linda, linda, linda! Acho que agora acerto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossaaa...seu blog é simplismente mravilhoso...me apaixonei.....
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Rê mais uma obrigada pelo carinho e generosidade dando todas as dicas. Suas tildas são lindas!!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Tudo muito bem explicadinho!

    ResponderExcluir
  17. Estarei colada no próximo mosaico!! bjs

    ResponderExcluir
  18. O PAP está super explicado. Comprei um livro Tilda mas até agora só fiz um coração. Vou ver se agora finalmente me animo a fazer.
    Boa semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. O pap está ótimo. Estou ansiosa para ver o mosaico de natal.

    ResponderExcluir
  20. Quanto talento! Parabéns! E pensar que anos atrás vc ensaiava umas costurices, né?!

    ResponderExcluir
  21. Rê , seus pap foi o mais bem explicado que já encontrei, até mesmo nos livros da Tilda, por isso fiz a minha Tilda costureira que está no http://tentomaisnaosouamulherperfeita.blogspot.com.br/2013/12/bodas-de-zircao-domingo-foi-nosso.html#comment-form, aguardo sua visita! Beijos, Andréa

    ResponderExcluir
  22. Corre lá no blog q tem sorteio!
    http://cantinhodasli.blogspot.com.br/2013/12/sorteio-de-natal-com-parceria-ziph.html

    ResponderExcluir
  23. Nunca fiz nenhuma boneca, mas morro de vontade de fazer, amo Tildas e adorei o pap, muito bem feito e explicadinho, imagino o trabalhão... Compartilhei na fan page. Beijos querida e boa semana ♥

    ResponderExcluir
  24. Vim agradecer mais uma vez pelo presente, fiz a minha própria Tilda graças a você, você é uma lindaaa, talvez ela não esteja tão perfeita, mas pra mim está kkkk, não me canso de olhar pra ela, obrigada Reeee, bjbjbj , falei que voltaria pra mostrar e aqui está :) http://cantinhodaselminha.blogspot.com/2014/02/toda-blogueira-tem-que-ter-uma-tilda.html

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Adorei as suas bonecas! São Lindas!

    ResponderExcluir
  26. Que lindeza de Tilda, e você explicando parece ser tão fácil!
    Tomara que eu me anime e consiga fazer uma!
    Beijos e obrigada por compartilhar o PAP!

    ResponderExcluir
  27. Conheci as Tildas hj, e seu tutorial é esplêndido!!! 😍

    ResponderExcluir