Bem-vindo !

Tutorial Tilda costureira - Parte 2

By 9.11.13 , , , , , , ,

Fiquei suuper animada com os comentários e carinhos de vocês! E fico muito feliz que estejam gostando do passo-a-passo! Obrigada pelo retorno! Vocês são uns amores :)
Está chegando agora?
Aqui está a Parte 1 e os moldes:
Vamos continuar nossa Tilda costureira?

Dobre as aberturas das pernas e corpo para dentro e passe para vincar, como as marcações do molde:

Esta marcação nos moldes é para dobrar:

Se quiser que a sua Tilda dobre as pernas na altura do joelho, posicione o molde da perna ao lado da perna costurada e marque a altura do pontilhado, onde será feita uma costura. Marque as duas pernas:

Encha todas as partes, colocando pequenas quantidades de plumante e empurrando bem com o auxílio de um palito. É importante colocar pequenas quantidades de cada vez de enchimento para a boneca ficar uniforme, sem "celulites". Não economize enchimento! Quanto mais durinha, melhor!

Encha as pernas até um pouco abaixo da marcação do joelho e dê uns pontinhos com linha da cor do tecido para o enchimento não subir:

Continue enchendo até um pouco abaixo da dobra da borda. Encha o corpo também, tomando cuidado para não ficar muito cheio nas aberturas da perna e corpo, caso contrário, a boneca não sentará.
Dê um pequeno ponto no meio do corpinho e encaixe as pernas nas aberturas:

Prenda com alfinete as pernas e certifique-se que estão posicionadas na mesma altura. Note que as partes unidas das pernas e corpo, não estão muito cheias:

Costure e remova os alfinetes:

Posicione um braço e espete com alfinete para segurar no lugar:

Dê pequenos pontinhos e costure o braço ao corpo. Não fique nervosa se não ficar perfeito, a alça do vestido vai cobrir, e com a prática você vai melhorando.
Costure um, depois posicione e costure o outro braço.

Dica: Quanto menor e mais fina a agulha, mais fácil costurar estes pontos.




Para a roupa corte uma faixa para o cinto de 25x5cm.
Para a alça do vestido uma faixa de 27x8cm
Para a saia 60x27cm

Use tecidos 100% algodão

Una direito com direito e costure as faixas do cinto e da alça do vestido, deixando uma abertura para virar para o lado direito. Eu costurei à mão com pesponto, mas pode ser costurado à máquina:

Vire a alça e o cinto para o lado direito com a ajuda do palito:

Dobre para dentro a abertura e dê uns pontinhos para fechar:

Passe a alça e o cinto:

Para a saia, dê bainha em um do lados de 60cm de comprimento. Pode ser feita à mão também com pesponto:

Com a bainha pronta, una direito com direito e feche a parte com 30cm de altura:

Ficará assim.
Na parte que não tem bainha, faça um alinhavo em toda a volta, para franzir, como se fosse um fuxico:


Vamos vestir a Tilda?
Coloque primeiro a alça do vestido. Prenda com um alfinete e dê um pontos para prender ao corpo:

Vista a saia, puxe o franzido e dê um nó para segurar. Coloque o cinto em cima do franzido da saia e dê uns pontinhos na parte de trás, assim:

Roupa prontinha!

Próximo post será a parte 3 e final: Cabelo, maquiagem e máquina de costura.
Se tiver alguma dúvida sobre o que postei até agora, responderei nos comentários, ok?

Todas que estiverem fazendo a Tilda acompanhando este passo-a-passo, podem me mandar fotos quando estiverem prontas que postarei aqui junto com o link do blog (quem tiver) de vocês.

IMPORTANTE: Não copie as imagens, compartilhe o post!


Você também pode gostar

Comentários Facebook
32 Comentários Blogger

32 COMENTÁRIOS

  1. Amei! Beijo enorme
    Andrea Nakachima

    ResponderExcluir
  2. O tutorial está maravilhoso, fiquei com dúvida no bracinho.
    Esta parte que se costura junto ao corpo, ela é aberta?
    Estou doidinha para começar a fazer minha (nossa) Tilda, pq estamos eu e filhinha aqui ansiosas para fazer a nossa.
    Iremos fazê-las totalmente à mão. Aguarde, pq eu até já tinha visto por aí p.a.p. de Tilda, mas eu não via a hora de vc ensinar, pq tudo que vc ensina aqui eu consigo aprender. Muito, mas muito obrigada por tudo Re querida. Beijos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa querida, o braço é costurado como aparece na foto 6, aberto. É só encaixar no corpo e costurar toda volta. Beijos

      Excluir
  3. Oi Rê, o mais complicado para mim nas costuras são as voltinhas srsrsrsr
    costura reta até que eu me arranjo, mas curvinhas, acho que é questão de prática mesmo... até entrei num curso de costura no senac mas era tão desorganizado e com tantos problemas e trocas de professoras (3) que acabei saindo para não me aborrecer mais, agora estou tentando achar outro curso
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, costure as voltinhas à mão, como ensinei no vídeo.
      Costura é treino, treine em casa e não precisará de curso.
      Beijos

      Excluir
  4. Rê, vc sabe fazer coisa bonita, hein!? E ainda ensina para nós, muito obrigada.
    O tecido do vestidinho é lindo! Adorei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que linda, que capricho.....como td por aqui né? Bjs rê, apareça la no doçuras. Trícia.

    ResponderExcluir
  6. Re, fala sério! Não tem pap igual ao seu, já vi vário e sempre achei difícil(como já tinha te falado no face), mas, vendo o seu me deu vontade de fazer agora mesmo. Tenho que comprar o chá rsrs, vou fazer e te mando uma foto.
    Muito Obrigada amiga.
    Você é 10.
    Bjos
    MaryArt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mary que você achou fácil! Na hora de fotografar um PAP, eu procuro me colocar no lugar de quem vai fazer pela primeira vez, explicando detalhes e macetes. Beijos!

      Excluir
  7. Re, estou fazendo a Tilda, mas estou com uma dúvida: Que tamanho ela fica depois de pronta? Imprimi o molde como vc postou, mas estou achando ela grande...rs É assim mesmo?
    Obrigada desde já, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são grandes sim! Esta tem aproximadamente 60 cm altura.
      Vai fundo!

      Excluir
  8. Adorei os passo a passos! tudo mto bem explicado e com dicas preciosas, pq eu já fiz umas Tildas, mas não ficaram como eu queria, com suas dicas eu descobri onde errei! obrigada pelos paps, to adorando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom Wilma! Mesmo para você que já fez Tildas, o pap está sendo útil!

      Excluir
  9. Amei!! Eu sempre tive vontade de fazer uma Tilda!!! O seu tutorial esta maravilhoso e bem explicado! To adorando!!! Vou tentar fazer de depois te mostro. Bjs e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  10. Re querida, meus parabéns, você é uma excelente costureira.
    Perfeito o pap.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  11. Rê, obrigada por compartilhar esse lindíssimo PAP com tanta riquezas de detalhes, pra mim que não sei nada de Tildas mas que sou apaixonadas por elas será muito útil. Vou me aventurar a fazer uma! Beijos apimentados e ótima semana pra nós, <3

    ResponderExcluir
  12. Otimoo o tutoria,vou mostrar pra minha mãr pra ver se ela se anima e faz uma pra mim.

    bjinhoosss

    Re tô sentindo falta do mosaico.

    ResponderExcluir
  13. Adorei!Muito linda e fácil de fazer.Como sempre você repartindo o que sabe com sua amigas.Beijos.Lenira.

    ResponderExcluir
  14. Estou amando as aulinhas.Quero fazer uma,mas tenho umas encomendas pra entregar,quando eu fizer, te mostro.Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Re!
    Seu tutorial está perfeito, Tilda é repleta de detalhes :-).
    Que tecido lindo do vestido, amei !!
    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Re já fiz, com algumas dificuldades nas dobras e na hora de virar, porém não prestei atenção que o molde rea inteiro, então ficou o corpo com uma costura na cintura, mas, sem problemas ficou linda. Agora rtá faltando o cabelo. Tô aguardando Bjos Obrigada por me ensinar.
    Bjos
    MaryArtr

    ResponderExcluir
  17. Amei!o meu tempo está curto,más vai para minha pastinha de artesanatos,quando puder vou fazer
    Muito obrigada por nos contar esse segredinho lindo que vc sabe fazer.Parabéns pelo seu trabalho.
    Bjjjsss Nana

    ResponderExcluir
  18. Quanta coisa linda achei no seu blog.
    Parabéns.
    beijoca Nilda
    http://meucantin5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que linda, nunca fiz uma Tilda, acho que vou me arriscar, seu pap é animador, explica direitinho!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  20. Estou amandooooooo esse PAP, como vc é fofa hein de dividir isso com a gente.

    Abraços e que DEUS te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  21. Essa Tilda vai ficar linda!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  22. vc explica muito bem!!! vou tentar fazer...bj

    ResponderExcluir
  23. Noossa! Dá um trabalho mesmo, como imaginei! rsrs vcs que fazem tildas estão de parabéns!

    bjimm

    ResponderExcluir
  24. Que máximo!!

    bjks *

    Visite meu bloguito!
    Cor De Coração ♥

    ResponderExcluir
  25. Sempre amei as Tildas. Depois dessa aula deu uma vontade danada de fazer uma. Obrigada por compartilhar.
    Bjs e adoro o seu blog.

    ResponderExcluir
  26. Estou aqui no segundo passo, adorei o sem celulites kkkkk, você é demais, beijossss, obrigadaaa por este presente, logo virei mostrar como ficou :)

    ResponderExcluir