Bem-vindo !

Tutorial Tilda costureira - Parte 1

By 6.11.13 , , , , , , , ,

Finalmente, não é?
Depois tanto choramingo, preparei um passo-a-passo bem explicadinho para você poder fazer sua própria Tilda!

Esta é a mais fácil de fazer, é a Sewing Angel (não gosto de colocar as asas) ótima para iniciar e pegar o gostinho de fazer estas bonecas.
Se você ainda não conhece as Tildas, dá uma olhada aqui que explico direitinho como surgiram:

Dividi o post em 3 partes para não ficar longo e cansativo, pois vou explicar tudo nos mínimos detalhes.

Uma dúvida frequente, é quanto ao tipo de tecido usado para fazer o corpo da Tilda. Originalmente, são feitos com linho que é caro e não se encontra fácil.
Eu uso algodão cru tingido com chá preto, assim as Tildas não ficam parecendo fantasminhas, rsrs.

Como faz?
Deixe meio metro de algodão cru de molho na água morna por mais ou menos 30 minutos ou mais. Esta etapa é muito importante, pois a goma do tecido vai amolecer, e o tingimento ficará uniforme, sem manchas.
É importante manter sempre o tecido dobrado, sem torcer, sem amassar:

Tire o tecido da água, deixe escorrer sem torcer.
Em um litro de água, coloque 10 saquinhos de chá preto e deixe levantar fervura até a água ficar escura.

Retire os saquinhos de chá e coloque o algodão cru dobrado na panela e deixe ferver uns 15 minutos em fogo baixo.
Olha a diferença de tonalidade depois que tinge:

Deixe o tecido descansar e esfriar dentro do chá, sempre dobradinho e sem torcer

Retire, abra e deixe secar esticado. Não torcer o tecido de jeito nenhum, se não nem o ferro de passar dará jeito!

Imprima os moldes, estão em tamanho natural:


E passe para um papel firme, pois fica mais fácil de riscar no tecido. Eu gosto de usar caixa de sabão em pó, caixa de havaianas, etc.

Com o tecido dobrado, risque com lápis os moldes:
Risque 1 vez o corpo, 2 vezes a perna e 2 vezes o braço: 

Deixe um espaço entre os riscos:

Separe todas as partes para costurar, mas não apare as sobras de tecido. Quanto mais tecido de sobra na margem, melhor para costurar:


Costure todas as partes, em cima do risco,  utilizando o menor ponto da máquina e sempre reforçando o início e o fim da costura:

Se você não tiver máquina de costura, pode costurar à mão com ponto atrás. Fiz um vídeo ensinando a fazer o ponto. Tem 2 partes, uma utilizando o ponto atrás para bordar e outra para costurar. Assista:

Depois que todas as partes estiverem costuradas, corte o excesso de tecido, deixando uma margem de 0,5cm.

Se for costurar à mão, passe cola pano em cima de toda costura e deixe secar para virar para o lado direito:


Todo mundo pensa que a parte mais complicada é para virar as partes para o lado direito, mas não é. Com a ajuda de um palito, empurre para a direção da abertura:
Faça assim com todas as partes:

Toda esta parte que fica para fora do braço, é para ser dobrada para dentro, antes de encher. Desta forma a sua Tilda não vai ficar parecendo com jogador de futebol americano, rsrs

Prontinho!
Primeira etapa concluída agora é só esperar para encher, que é algo que parece simples, mas é o mais chatinho de fazer na Tilda, na minha opinião. 

Gostaram? Deu para entender tudo direitinho até aqui?
Se tiver alguma dúvida sobre o que postei até agora, responderei nos comentários, ok?

Parte 2
Enchimento
Montagem
Roupa

Parte 3
Cabelo
Maquiagem
Máquina de costura

Vamos fazer juntas?
Te espero!

IMPORTANTE: Não copie o texto e as imagens! Compartilhe! 


Você também pode gostar

Comentários Facebook
43 Comentários Blogger

43 COMENTÁRIOS

  1. Rê, fico boba com esses paps super explicadinhos, irado, arrasou, demais!
    Claro que está perfeito!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei...........vo baixar os molds agora!!!!!!!!!!
    bjooooo

    ResponderExcluir
  3. Super fã!!
    Acho você super querida, Rê!
    Seu pap ficou ótimo!!
    Um bejim grande, tá?!

    ResponderExcluir
  4. Amei! Aguardando as outras etapas! Beijo enorme

    ResponderExcluir
  5. Está bem explicado, amei, vou me arriscar.
    Só você mesmo para fazer um pap que a gente consegue fazer as coisas certinho, ansiosa pelas parte 2 e 3 kkk
    Bjus, saudades,
    Malu Campos

    ResponderExcluir
  6. Pap maravilhoso muito bem explicado,adorei!
    Obrigada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Melhor, impossível!! Agora aprendi a tingir o algodão cru!!! Fazia tudo errado! rsrsrsrs
    Obrigada, Re!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Re
    ficou muito bem explicadinho, adorei, agora vou esperar as outras partes!
    Beijos
    Lola

    ResponderExcluir
  9. Re vc nasceu mesmo pra ser professora artesanal, pq sua didática é simples e clara. Amiga parece que agora eu crio coragem e vou iniciar, já que gosto tanto dessa boneca, já comprei 5. Inclusive tem duas que irei fazer novas roupitas pq já desbotaram, aprenderei com vc espero, bjussss

    ResponderExcluir
  10. U-hu!!!!!!!!!!!!
    Preciso dizer que amei?????
    E que amanhã mesmo vou correndo comprar tecido e chá preto????
    Muito obrigada minha linda!
    :)

    ResponderExcluir
  11. U-hu!!!!!!!!!!!!
    Preciso dizer que amei?????
    E que amanhã mesmo vou correndo comprar tecido e chá preto????
    Muito obrigada minha linda!
    :)

    ResponderExcluir
  12. U-hu!!!!
    Amei num grau 1000!!!!!
    Acho que nem preciso dizer né? rsrsrs
    Agora minha Tilda sai!!!!!!
    Valeu minha linda!
    :)

    ResponderExcluir
  13. como é que faço para imprimir?
    bem explicadinho o pap.

    ResponderExcluir
  14. Oi Profi Rê ! Faço aulas de boneca com a Profi Marta, amos as Tildas, Pepas e todas as suas possibilidades. Não fala nada que eu tô fazendo EAD contigo. Bjm! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Oi Profi Rê ! Como sabes sou aluninha da Profi Marta. Adoro Tildas, Pepas e todas as suas possibilidades. Estou acompanhando o Tutorial - Tilda. Não conta pra profi Marta que faço EAD contigo. kkkkkkkkkkk Bjim e bom trabalho !

    ResponderExcluir
  16. Rê querida, com o fico ótimo, meus parabéns, assim todas agora podem ter sua própria Tilda costureira.
    Aguardo o próximo post ansiosa.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  17. Uauuuu... quantas preciosidades de informações. Só você mesmo! Bjo

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu amo Tildas. Mas acho que não tenho paciência pra fazer rsrs.
    As suas são lindíssimas! Vc tbm faz sob encomenda para vender? Qual o valor?
    Bjos ^_^

    ResponderExcluir
  19. eita que agora eu farei uma Tilda...gente com pap até da costura a mão...morri..não tenho máquina e amei o pulo do gato (passar cola pano) gente só vc mesma pra passar tanta informação e cheia de truques...estou aguardando o resto ansiosa kkkk Rê estava sumida mas agora voltei e trago sorteio espero vc lá beijus http://lauisakartes.blogspot.com.br/2013/10/e-voltei-com-novidades-novos-assuntos-e.html

    ResponderExcluir
  20. Re querida super legal o PAP.
    Eu ganhei um livro dessas meninas da minha amiga do face Fernanda Oliveira.
    Até já fiz uma mas o meu problema é o cabelo, então vou esperar o restante prá ver se consigo.
    Aliás sempre aprendo contigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Dá para ver, para sentir e quase apalpar o AMOR em cada passo! Pinterestei duas imagens. Amei demais!!!! http://www.pinterest.com/pin/246994360787444710/

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu nem gosto tanto de Tilda, mas eu AMO ver como são feitas! Parece mágica.

    ResponderExcluir
  23. Re,
    Adoro o seu jeito de ser e, principalmente de querer passar pras outras pessoas o que sabe, meus parabéns!!!
    Eu sou iniciante na costura, mas com esse pap acho que vou me arriscar a fazer minha Tilda.
    Tá tudo tão explicadinho, obrigada.
    Beijos e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  24. Obrigadaaaa por este grande presente, foi meu presente de Natal, já vou comprar meus tecidinhos pra tentar fazer, só fiquei na dúvida das medidas dos moldes, eu cliquei na imagem, mas pareceu pequeno pra mim, beijossss flor lindaaaa e mais uma vez obrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  25. Que fofo Re, muito fofo mesmo de sua parte ensinar as tildas.

    Beijos, amei.

    ResponderExcluir
  26. Amei Re, achei muito fofo de sua parte.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Adorei o seu blog Re!! Estava procurando moldes para fazer saches de gaveta e achei você!! Acho que vou usar mais a maquina de costura que herdei da vovó!!

    ResponderExcluir
  28. Rê não tenho nem palavras pra agradecer tamanha generosidade de sua parte em compartilhar o pap tão explicadinho assim. Vc sabe que tenho paixão por tildas, tenho uma que a Rosana Remor me deu que não sai de perto de mim, agora esmo ela faz parte da decor na prateleira do meu quarto. Que Deus te abençoe sempre, ilumine seus passos e te dê cada vez mais sabedoria. Obrigada!!!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  29. Ai, já estava morrendo de saudades, adorei esse passo a passo. Vc é demais!! Bjos
    Ale

    http://www.odivinopano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ai que saudades.., adorei esse passo a passo!!!
    Bjos

    http://www.odivinopano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. O PAP está excelente!! Até me animei a fazer!!! Bjo, LU

    ResponderExcluir
  32. Adorei, Rê... Adorei!! Super explicado, já quero fazer a minha
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Re, que lindo o seu gesto de nos explicar.Vc é muito generosa!Sabe, eu ganhei uma Tilda costureira de uma amiga querida, mas veio sem a maquininha, vou esperar vc explicar como se faz, para eu colocar na minha.E como se faz o mini-carretel, já procurei pra comprar,mas não achei.Mil beijos!

    ResponderExcluir
  34. Obrigada por nos ensinar tantas coisas lindas e fofas.
    Parabéns por seus trabalhos tão fofos e caprichados.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Oi Re! Estava louca pra fazer uma, agora não tenho desculpas! Já comecei a minha...rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. ADOREI seu PAP, já tinha feito uma mas não ficou muito boa. Não tinha achado nenhuma explicação tão detalhada quanto a sua. Vou tentar de novo. Só tenho uma dúvida, como imprimir os moldes para ficar exatamente do tamanho certo? Beijos.

    ResponderExcluir
  37. PAP maravilhoso. Só uma dúvida, como imprimir os moldes para ficar do tamanho certo? Beijos

    ResponderExcluir
  38. Re querida fiz um post falando da minha Tilda rsrs e mencionei você, Ok?
    Depois de uma olhadinha.
    Bjos
    MaryArt

    ResponderExcluir
  39. He buscando mucha información para comenzar a hacer tildas y encontré tu explicación maravillosa, gracias :)

    ResponderExcluir
  40. Que coisa mais graciosa é esse teu blog, tudo explicadinho. Tô apaixonadinha! <3
    Parabéns pela dedicação em nos passar seu conhecimento com tanto amor e carinho e muito obrigada! Bjs :)

    ResponderExcluir
  41. Uma dúvida ... Qt de tecido usarei em uma boneca?! :)

    ResponderExcluir
  42. Muito lindo o seu trabalho, adorei o post!

    http://www.alanices.com

    ResponderExcluir