Bem-vindo !

Tutorial: Como fazer puxa-saco

By 24.3.13 , ,

Vamos aprender a fazer um puxa-saco? 
Vou confessar que não tenho nada contra as sacolinhas de mercado. Uso pra tudo! Coloco na lixeira do banheiro, da cozinha, levo uma na bolsa com guarda-chuva, guardo sapatos... Enfim, mil e uma utilidades! Eu não compro saco para lixo, uso as sacolas de mercado, então acabo economizando dinheiro e reutilizando a polêmica sacolinha.
Para mim, O QUE POLUI NÃO É A SACOLA, É A FALTA DE EDUCAÇÃO!
Para não dar "pano pra manga", e esticar muito esta conversa que é a "minha opinião", vamos direto para o passo-a-passo desta peça que é muito útil para organizar e ter as sacolas sempre à mão. 

Você vai precisar de elástico e um pedaço de tecido de 50 x 55cm:

Dê bainha somente nas duas extremidades, as que medem 50cm, ou seja, altura:

Veja como ficou com a bainha. Meça uns 6cm da bainha e costure o elástico. Observe as marcações:

Para costurar o elástico, é preciso esticar bem! Segure a ponta, onde é o início da costura com uma mão e estique a outra parte com a outra mão. Para o tecido franzir, tem que costurar o elástico esticado:

Assim é o elástico em sua forma normal, sem esticar. Não deve ser costurado assim!

Veja o elástico esticado. Deve ser costurado assim! Pode ser com ponto reto simples ou o zig-zag:

Elástico nas duas extremidades do comprimento, 6cm da bainha. Veja como ficou:

Agora vou ensinar fazer uma costura limpa!
Junte os dois lados do puxa-saco pelo lado DIREITO do tecido e passe uma costura:

Feche toda a lateral com esta costura pelo lado direito do tecido, com uma margem de meio centímetro aproximadamente.

Veja como ficou do lado direito. Agora vire o puxa saco para o lado avesso e faça outra costura:

Assim:

Por dentro, a costura ficará assim, limpa e bem acabada. Por fora, ficará como normalmente ficaria.

Faça uma alça com uma sobra do tecido ou com uma fita:

E costure por dentro do puxa-saco, na parte de cima. Esta alça é para pendurá-lo:

Prontinho!
É só encher com suas sacolinhas e pendurar na sua cozinha ou área de serviço. Ele organiza e decora!

Fiz este puxa-saco em conjunto com cortina, panos de prato, toalha de mesa, a pedido de uma amiga. Aguardem! Mais uma cozinha vai ser mimada!

*Esmalte Big Universo - cor Andrômeda. É um rosa neon lindo!
Costurar é um dos meus passa-tempo preferidos, por isso este post vai direto para a blogagem de esmaltes da Fernanda:
www.fernandareali.com

Gostou deste passo-a-passo?
Quer compartilhar?
Tem botõezinhos de compartilhamento aí em baixo! 
Divulgue apenas o link, NÃO COPIE as minhas imagens! 
Se você gosta de algo, não precisa copiar e postar no seu blog pra dizer que gostou. Apenas indique o link para suas leitoras. Aí você agrada!

Sabe que eu entrei para a aula de pintura em tela? Pintei esta tela na primeira aula, gostei demais, me encantei com as tintas e pincéis! Fiquei toda boba por conseguir este resultado na primeira aula! Nunca havia pintado antes! Já estou ansiosa por todas as outras telas que irei pintar!

E costurei mais Tildas! Ô paixão!
Encomendas a todo vapor!



Um beijo na bochecha de cada uma!
Me escreve!

http://www.facebook.com/blogcasacorpoecia
.

Você também pode gostar

Comentários Facebook
47 Comentários Blogger

47 COMENTÁRIOS

  1. RÊ BATISTA, vc é supimpa!!! Nunca tinha ouvido falar na costura limpa!!! Era tudo o que eu queria, como costureira em faze de bebê!!! Viva a RÊ!!!
    A pintura e as tildas estão lindésimasss. PARABÉNS SUA LINDA!!!!!!!!

    SAUDADES DA DRI

    ResponderExcluir
  2. Amei!!! Tudo bem explicadinho, parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindo puxa saco e todas as artes.
    Bjão e ah passa no meu blog que tem sorteio.

    Lú Melo

    ResponderExcluir
  4. Olá Re!!
    Adorei o acabamento do puxa-saco, perfeito!!
    Que dizer que agora está pintando tela?!
    Amei, ficou muito lindo seu primero trabalho, muito sucesso!!
    Bjss
    totalmentecorderosa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi...amei o pap, vou fazer, muito fácil...
    Menina, tbm tenho paixão por pintura, mas nunca pintei telas, gostaria de aprender...só pinto tecidos...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Nossa o pap ta mt bem explicado...com certeza irei fazer pq o meu perdeu o elástico rsrs adorei Re!!!! amei seu quadro em e suas tildas tb! bjooo

    ResponderExcluir
  7. Adorei...ficou lindo! bjão S2

    ResponderExcluir
  8. Amei a dica da costura limpa, sempre usei zigue zague para arrematar minhas costuras, e agora ganhei uma overlock chinezinha, mais estou tomando um coro da abençoada que você nem queira saber rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito fofo! Já pinterestei, espia aqui http://pinterest.com/pin/246994360786125846/

    Põe o nome do esmalte e linka lé no Esmalte e passatempo! Amei as zzzunhas! Beijooooo

    ResponderExcluir
  10. Re que PAP perfeito, ate eu q sou devagar entendi direitinho
    Nem parece que foi a primeira tela, ficou linda.

    Bjs e otima semana

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber que como eu,você usa as sacolinhas e concordo que o que polui é a falta de educação e não as sacolinhas.Eque aula maravilhosa.Já fiz alguns puxa-sacos,mas não ficaram assim tão bem acabados.Da próxima vez que fizer vou usar suas dicas.Estou louca para ver a cozinha da sua amiga.Já sei que ficou linda e sua amiga com certeza ficou muito feliz com os mimos que você fez para ela.Beijos.Lenira.

    ResponderExcluir
  12. Ah,e as suas Tildas são muito lindas e o quadro ficou muito bonito.Mas uma de suas artes.Gostei muito do esmalte.Suas unhas são lindas.Beijos.Lenira.

    ResponderExcluir
  13. Fiz 2 pra mim, um pra sacolinhas de supermercado e outra para saquinhos menores, só pra recolher caquinha da minha cachorrinha... hehehe!
    São práticas e ainda decoram, né!
    Seu pap ficou ótimo, super bem explicadinho. Parabéns!!
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
  14. Êbaaaa! tava querendo um tutorial de puxa-saco para fazer para mim e minha mãe, você acertou em cheio, te amooooo!

    Luciene Dias

    ResponderExcluir
  15. Oi Rejane ficou indo e mais que isso útil...
    Falei de ti lá no meu novo blog 'Formigueiro Craft"
    Bjão

    ResponderExcluir
  16. OI Rê
    Adoro seus posts, super bem explicados e fofos demais. Uma delícia ver sua explicação parece uma aula presencial..rsrsr
    Você é muito carinhosa com suas leitoras, adoro vir aqui!

    Bom, o puxa saco é lindo e imagino a combinação da cozinha. E assino em baixo na explicação das sacolinhas. A falta de educação interfere em tudo, aí fica fácil banir as sacolinhas e os saquinhos de verduras e frutas? Né fácil não....

    Sua pintura está linda, as Tildas muito charmosas e amei a mensagem do panô.
    Que vc. tenha uma excelente semana
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  17. Adorei o panô!!!! Já pintei telas e telhas caipiras....amo muito, estou parada devido aos estudos....mais as artes me chamam...meu coraçãozinho pula!!! Quero comprar minha máquina de costura,...mais aí vai ficar mais difícil de estudar hahahahhah, melhor esperar 2014!!!! Essa costurinha limpa aprendi com minha vó!!! É o máximo!! Adoro tutoriais, adoro tutoriais, adoro seu jeitinho!!! Amei a última postagem,...vc tem dom pra escrever. A mudança da sua vida, tb motivou o meu retorno as artes, ja te escrevi um email sobre isso. Antes eu tinha vergonha de gostar de coisas de casa, coisas fofas, mesa arrumadinha, de ter uma vida simples, familiar, de ter prazer numa colcha, num jogo de panelas...achava q tudo o q eu fazia em artesanato, podia ser melhor, era muito crítica...VC nem imagina como me ajudou. Eu encontrei seu blog nem me lembro mais como...mais foi procurando artesanato pras crianças da igreja! Criei meu blog, mais não sei postar direito ainda...dependo da minha filha pra me ajudar nesses assuntos de internet! Te amo de coração sem te conhecer pessoalmente, mais isso vai mudar! Preciso te dar um abraço de verdade! Até lá! bejinho!

    ResponderExcluir
  18. Ola Re.... adorei a dica da costura limpa.... e não vejo a hora de ver o resto das novidades. um beijo querida,

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  19. Oi Rê,
    Estou louca pra aprender a costurar, pra poder fazer essas coisinhas lindinhas pra minha casinha...e do jeito que você explicou acho que não vai ter erro.
    Obrigada por compartilhar conosco o que você sabe.
    Deixa eu fazer uma pergunta, qual a caneta usada pra escrever em tecido? Se souber me informar agradeço muuuuuuuiiiiito.
    Ah, e parabéns pelo quadro, nem parece que foi a primeira aula.
    Ótima aula.
    Beijos
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. A gente vê muito capricho e amor em tudo que você faz, por isso visitar seu blog é... terapêutico! Parabéns, menina!

    ResponderExcluir
  21. Ola...

    ótimo passo a passo. Também gosto de aproveitar as sacolinhas do super. Dão um jeitão aqui em casa. Lindas as Tildas, e o quadro..

    Beijos e boa semana..

    ResponderExcluir
  22. Re, tinhas que virar professora mesmo, estais arteira demais, muito fofas tuas costurices!
    Aproveito pra te convidar a passar no blog que estou fazendo um sorteio em parceria com a Boutique de Achados, te espero!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Rê.Adorei a ideia da costura limpa.Eu não sabia desse truque de costura.Andei fazendo uns puxa sacos aqui em casa,pois também sou adepta ao uso das sacolas plásticas para uso no dia a dia,e com certeza vou seguir a sua dica.As sua Tildas estão cada vez mais lindas,amo essas bonecas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Muito legal o pap, vc tem mesmo o dom, muito legal assim
    dependendo do tecido escolhido decora mesmo
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Rê querida, mais um pap maravilhoso,amei.
    Bjus Rose.

    ResponderExcluir
  26. Rê, ontem vim no seu blog pela primeira vez cai de paraquedas nele nem sei como, sei q amei, eu q to dando meus primeiros passos em um blog q fiz em 2009 e ate hj nao havia mexido tanto q possuo apenas 3 assinantes (que nem sei como me acharam rsrsrs) bom o negocio e q decidi entrar de cara nessa blogsfera e to ainda cambaleando diante de tantos obstáculos, mas queria dizer q seu blog é show, super pratico, criativo e interessante, parabens! qndo crescer quero ser igual vc...rsrs

    ResponderExcluir
  27. Amei o puxa saco ! Uma vez fiz um e o eslástico não ficou bom ,mas vou tentar de novo eu também uso sacolas e nem imagino viver sem elas bjs

    ResponderExcluir
  28. Amei o puxa saco ! Uma vez fiz um e o eslástico não ficou bom ,mas vou tentar de novo eu também uso sacolas e nem imagino viver sem elas bjs

    ResponderExcluir
  29. Caraca! é muito fácil!!! Sempre quis me aventurar (não sei costurar, mas sou intrometida, tenho até máquina! kkkkk) a fazer um puxa-saco mas achava que fosse difícil.Mas é super fácil! Seu tutorial tá perfeito; ótimas fotos e bem explicadinho.Muito obrigada, beijos. Ah! sua tela tbm ficou linda tá de parabéns, principalmente por ser a primeira.Imagina daqui a um ano!

    ResponderExcluir
  30. Que legal seu tutorial!!!
    Olá !!! seguindo seu blog!!! segue o meu também!!!obrfranci
    Vc tem tantos seguidores ajuda que não tem tanto assim...
    http://meubebepropaganda.blogspot.com.br/
    bjos

    ResponderExcluir
  31. Que em seu coração reina td aquilo que vc deseja, pois o Senhor te fará como um jardim regado, plantado e cuidado pelo Espírito dele e fluirá como um manancial de "águas vivas" bjinhos vc é muito especial pra mim.... FELIZ PÁSCOA
    (`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    (¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'

    ResponderExcluir
  32. oi Re, amei esse tutorial tá muito bem explicadinho.Um cheiro!
    Káren

    ResponderExcluir
  33. Oi Rejane voltei!
    Que bom que você está participando lá do sorteio. Também sou do Rio, me manda teu endereço por e-mail que eu te mando uns alfinetinhos tá? você vai gostar...
    carmendafs@gmail.com

    Bjos e feliz páscoa!
    Blog Pesquei na Net

    ResponderExcluir
  34. oie...
    amei a dica... muito lindo tudooo...
    parabéns pelo belo trabalho!


    *,,,* Pensou
    ( -.- ) Que
    (") (") Estava Livre
    de Mim?

    Olha eu aki!

    *,,,* Não vou
    ( -.- ) encomodar!
    Soh vim te desejar
    Uma Boa Tarde!!!

    Quer aprender a fazer a tiarinha da Taylor Swift? é só passar lá no blog... beijos

    ResponderExcluir
  35. Eu também sou adepta do uso de sacolinhas de mercado. Lá em casa, as opiniões são divididas, mas como quem manda sou eu...rsrsrsrs. Seus trabalhos são lindos e a pintura, com certeza, se tornará igualmente bem sucedida, ainda mais com uma paisagem dessa para inspirar. Beijocas!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Re!!!
    Adoro seus passo-a-passos; são tão explicadinhos que não há como não entender. Quanto a esse acabamento que você ensinou, achei ótimo... nunca tinha pensado nisso (acho q porque não sou costureira, né?... fica perfeito. Se minha maquininha estivesse funcionando, agora mesmo iria tentar fazer uma sacolinha, pra ver se ia ficar legal assim.
    A estampa do puxa-saco está lindinha!!
    Bjs. Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Re, dica incrível essa da costura limpa, eu simplesmente AMEI e já fiz várias peças, inclusive puxa-saco usando essa dica que você compartilhou aqui.
    Gosto demais do seu blog, e foi "sapeando" por aqui que meu amor pela decoração simples, barata e "faça-você-mesma" explodiu...
    pequenos detalhes me fazem mais feliz no dia-a-dia
    bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  38. Rê querida, como vai? Espero que muito bem, estamos com saudades de você aqui no blog, some não, vocês faz muita falta por aqui.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  39. Gostei sempre te acompanho, mas agora tenho meu blog!

    ResponderExcluir
  40. RÊ querida, passei pra dizer que não me esqueço de você, fiz um post inpirado em suas borboleta maravilhosos.
    Passa lá pra conferir.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  41. Re adorei sua dica de costura limpa!!! Obrigada por compartilhar!!!
    Vou tentar o puxa saco para presentes de fim de ano...
    Beijim
    Andrea Zapparoli

    ResponderExcluir
  42. Brigadim pela dica da costura limpa, adorei!!! Vou tentar aqui.
    Beijim,
    Andrea Zapparoli

    ResponderExcluir
  43. Fiz um puxa sacos com a costura limpa que vc ensinou. Ficou lindo!!!!

    ResponderExcluir
  44. Obrigada pelo pap! O mais simples e bem explicado de todos os que achei!
    Bjos

    delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Olá!!!! Fiz um puxa-sacos seguindo seu tutorial e ficou lindo! Se quiser, dá uma olhadinha no meu blog pra ver como ficou! É costuraetal.blogspot.com.br. Citei o seu blog lá e coloquei um link pra quem quiser aprender também, ok!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  46. Adorei o tutorial do puxa-saco! Fiz um ontem, muito prático e ficou ótimo! Obrigada!

    ResponderExcluir